comprov

• Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

O QUE É O VESTIBULAR DA UFCG

O Processo Seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG é regulamentado pela Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário, através da Resolução nº 03/2005 de conformidade com o disposto na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e no Parecer nº 95/98, de 02 de dezembro de 1998, do Conselho Nacional de Educação.

O VESTIBULAR da UFCG realizar-se-á em duas etapas:

•  A primeira etapa é realizada ao final da segunda série do ensino médio e a avaliação é referente aos conteúdos de primeira e segunda série do ensino médio;

•  A segunda etapa é realizada ao final da terceira série do ensino médio e a avaliação é referente aos conteúdos de terceira série do ensino médio.

•  A primeira e segunda etapas podem ser realizadas ao final da terceira série do ensino médio ou quando o candidato houver concluído o ensino médio

A organização dos exames e a aplicação das respectivas provas ficam a cargo da Universidade, através da Comissão de Processos Vestibulares – COMPROV.

A classificação para o curso desejado é feita em função do desempenho do candidato nas provas correspondentes às duas etapas do VESTIBULAR.

QUEM PODE SE INSCREVER

Poderão inscrever-se quaisquer candidatos, desde que estejam cursando o ensino médio ou já o tenham concluído.

SITUAÇÃO GERAL DOS CANDIDATOS

•  Estudante matriculado na 1ª série do ensino médio

O estudante que estiver cursando a 1ª série do ensino médio não participa do VESTIBULAR - UFCG .

•  Estudante matriculado na 2ª série do ensino médio

•  O estudante que estiver cursando a 2ª série do ensino médio e que queira ingressar na UFCG fazendo as provas em dois anos consecutivos deverá inscrever-se e realizar as provas referentes à primeira etapa no ano em que está cursando a 2ª série. No ano seguinte, estando cursando a 3ª série, fará inscrição e realizará as provas referentes à segunda etapa, fazendo então sua opção pelo curso que deseja realizar.

•  O estudante que estiver cursando a 2ª série e que preferir não participar do VESTIBULAR - UFCG , realizando as duas etapas, em dois anos consecutivos, deverá inscrever-se para o conjunto das provas referentes às duas etapas do VESTIBULAR - UFCG , quando estiver cursando a 3ª série.

•  Estudante matriculado na 3ª série do ensino médio

• Aquele que, tendo se submetido às provas referentes à primeira etapa e tenha obtido classificação para segunda etapa , deverá inscrever-se apenas para as provas da segunda etapa ou, se o preferir, desistir dos resultados obtidos na primeira etapa e inscrever-se para o conjunto das provas das duas etapas.

• Aquele que, tendo se submetido às provas referentes à primeira etapa e não tenha obtido classificação para segunda etapa , deverá inscrever-se para o conjunto de provas correspondentes à primeira e segunda etapa.

•  Candidato que já concluiu o ensino médio

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio e quiser ingressar na UFCG deverá inscrever-se para o conjunto das provas referentes às duas etapas do VESTIBULAR .

•  OBSERVAÇÕES

•  Quando o candidato preferir desistir do resultado já obtido na primeira etapa do processo, deverá formalizar sua desistência no ato da inscrição da segunda etapa.

•  Candidatos que se submeteram ao VESTIBULAR -UFCG e que não conseguiram classificação para o curso pretendido poderão voltar a inscrever-se para realizar o conjunto das provas referentes às duas etapas no ano seguinte, sem, neste caso, direito ao aproveitamento das notas obtidas no ano anterior.

SITUAÇÕES QUE CARACTERIZAM O DESLIGAMENTO DO VESTIBULAR-UFCG:

•  Faltar a qualquer uma das provas para as quais se inscreveu ou se obtiver nota zero em qualquer das matérias nas provas do VESTIBUALR - UFCG referentes a qualquer das etapas.

•  Não for promovido de série na escola onde estuda, mesmo que tenha sido considerado apto na primeira etapa.

•  Utilizar processo fraudulento na inscrição, usar meios ilícitos na sua realização ou atentar contra a disciplina e a boa ordem dos trabalhos, na sala de provas ou nas proximidades.

Ocorrendo o desligamento, o estudante poderá voltar a inscrever-se no VESTIBULAR - UFCG, para o conjunto das provas das duas etapas, quando estiver cursando ou tiver concluído a 3ª série do ensino médio.

QUANDO É FEITA A OPÇÃO PELO CURSO DESEJADO

A opção pelo curso desejado só poderá ser feita na ocasião da inscrição para o conjunto das provas correspondentes à segunda etapa, ou na ocasião da inscrição para o conjunto das provas das duas etapas. O interessado poderá fazer até duas opções, desde que os cursos pertençam a mesma área.

CLASSIFICAÇÃO PARA SEGUNDA ETAPA

O candidato que se submete a avaliação das duas etapas em dois VESTIBULARES consecutivos, poderá se inscrever apenas para a 2ª etapa se a sua medida de desempenho for maior do que a menor medida de desempenho dos candidatos aptos à classificação final no VESTIBULAR anterior, do curso para o qual o candidato fez sua primeira opção.

Enquanto o candidato que se submete a avaliação das duas etapas no mesmo VESTIBULAR, somente participará da 2ª etapa um número de candidatos limitado a 4 (quatro) vezes o número de vagas por curso, considerando-se a primeira opção dos candidatos e a ordem decrescente das medidas de desempenho por eles obtidas.

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS POR CURSO

As vagas a serem oferecidas pela UFCG são estabelecidas, anualmente, mediante Resolução específica do Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário serão preenchidas pelos candidatos inscritos em cada um dos cursos, seguindo a ordem decrescente do seu desempenho.

ONDE SÃO APLICADAS AS PROVAS

As provas são aplicadas nas seguintes cidades da Paraíba: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras.